Medições e Amostragens em Chaminé
A amostragem de poluentes em chaminé é um serviço constantemente exigido pelos órgãos ambientais para controle dos impactos das emissões atmosféricas. É um procedimento experimental utilizado para avaliar as características dos fluxos gasosos em fontes fixas de emissão de processos industriais, tendo como objetivo básico a análise quantitativa e/ou qualitativa de poluentes emitidos por uma fonte fixa de poluição do ar.
Em UTE (termoelétricas) realizamos amostragens isocinética para determinação de material particulado, NOx e SOx (sendo unidade movida a carvão), em atendimentos as condicionantes de licenças ambientais.
Temos experiências em UTE com profissionais que participaram de projetos executados em parceria com a ABB para validação de CEMS´s através de medições isocinética na unidade de PECEM: medição (com amostragem isocinética) para criação de curva de calibração (conversão de % opacidade em mg/Nm3) com respectiva inserção da curva de calibração no DCS (sistema de opacímetro).
Modelagem de dispersão
Não basta apenas determinar se os níveis de emissão cumprem ou não a legislação, é necessário avaliar se a qualidade do ar será modificada pela emissão dos poluentes. O estudo com o AERMOD é utilizado como ferramenta de avaliação de impactos que já ocorreram, que estão acontecendo e de impactos potenciais (futuros).
Utilizamos o estudo de modelagem para:
• Verificar o atendimento de legislações de qualidade do ar (CONAMA 03/1990);
• Determinar o grau de impacto do empreendimento no ar da região;
• Auxiliar no planejamento urbano quanto ao zoneamento industrial;
• Determinar a altura apropriada de chaminés;
• Auxiliar projetos de monitoramento de qualidade do ar;
• Prever a frequência e intensidade dos eventos críticos de poluição do ar;
• Evitar o desperdício de tempo e recursos com monitoramento inadequado;
• Laudo completo para licenciamento ambiental.
Qualidade do Ar
Monitoramento da Qualidade do Ar com PTS, PM10, PM2,5 e estação meteorológica portátil.
Utilização de amostradores de grande volume (AVG) para determinação das concentrações de Partículas Totais em Suspensão (PTS) e partículas com tamanho aerodinâmico inferior a 10 µm (MP10) e inferior a 2,5 µm (MP2,5).
Determinação das concentrações (µg m-3) de partículas no ar ambiente utilizando filtro de fibra de vidro, que serão trocados a cada 24 h, medindo-se a massa antes da amostragem e após a amostragem por meio de balança analítica ao 0,1 mg. Atende à Resolução n° 3 do CONAMA (28/06/90) e ABNT (NBR 13412) e US EPA (40 CFR, Parte 50, Ap. J).
Inspeções, mapeamentos e georreferenciamento com DRONE: entramos na indústria 4.0 integrando e convergindo áreas de atuação e agregando valor aos nossos produtos. Com auxílio de drones e software de processamentos de imagens e medição como o Sputnik da Geoscan geramos padrões de arquivos em 2D e em 3D para constatação da situação encontrada com medições de velocidade e direção do vento, identificação de danos e condições da Chaminé; complementando adequadamente os processos de amostragens.
Serviço especializado com parceiros da 3R Brasil Tecnologia Ambiental, onde integramos modelagens de ruído, vibração e dispersões de gases. Destaque aos monitoramentos contínuos com acesso remoto.
Dados da empresa e contato clique aqui.