Equipamentos de Medição e Soluções
3RHsec: Tecnologia, Inovação e Solução em SST e Meio Ambiente
3RHsec: Tecnologia, Inovação e Solução em SST e Meio Ambiente
3RHsec: Tecnologia, Inovação e Solução em SST e Meio Ambiente
3RHsec: Tecnologia, Inovação e Solução em SST e Meio Ambiente
Currency
Equipamentos de Medição e Soluções //

Sonômetro (SC 420, SC 250 e SC 202) Homologados para a NBR 10151:2020 e Soluções Integradas

Novos sonômetros da CESVA Homologados e com o Estado da Técnica:
  • CESVA SC 250: sonômetro e Analisador Espectral da Classe 1, ampliável para analisador espectral por bandas de oitava e terços de oitava.
  • CESVA SC 202: sonómetro e Analisador Espectral da Classe 2, ampliável para analisador espectral por bandas de oitava e terços de oitava.


O estado da técnica nas medições acústicas Ocupacionais e Ambientais:


Saiba sobre o SC 420 BR com atendendo todos os itens da Norma ABNT 10151:2019 (com revisão em 2020)!

O SC420 da CESVA (empresa espanhola) é um sonômetro que cumpre as especificações da norma internacional IEC 61672 para a classe 1, tanto para a resposta a ondas acústicas incidentes sobre o microfone na direção de referência num campo livre, como para a resposta a ondas com incidência aleatória num campo difuso (correção de campo sonoro configurada para campo difuso). O SC420 também cumpre as normas americanas ANSI S1.4 e ANSI S1.43, como classe 1, para sons provenientes de vários ângulos (correção de campo sonoro configurada para campo difuso). Para o Brasil a CESVA disponibiliza o SC 420 BR, veja no site do fabricante (clique aqui).

O SC420 dispõe na sua versão básica do modo de medição SONÔMETRO e oferece a possibilidade de ampliação com os seguintes módulos adicionais:

  • Módulo analisador espectral em tempo real por bandas de oitava (1/1) com filtros classe 1 segundo a norma IEC 61260;
  • Módulo analisador espectral em tempo real por bandas de terços de oitava (1/3) com filtros classe 1 segundo a norma IEC 61260;
  • Módulo de medição do tempo de reverberação pelo método do ruído interrompido (em bandas de oitava 1/1 e bandas de terços de oitava 1/3);
  • Módulo de medição do tempo de reverberação pelo método da resposta impulsiva integrada (em bandas de oitava 1/1 e bandas de terços de oitava 1/3);
  • Módulo de avaliação de funções PRL;
  • Módulo de análise de frequências de banda estreita FFT;
  • Módulo de gravação de áudio de qualidade para análise.

O SC420, complementado com os módulos adequados, é um sonômetro que lhe permite realizar qualquer tipo de medição: isolamento acústico e tempo de reverberação em edificação, medição de parâmetros ambientais (componentes tonais, impulsivas e de baixa frequência), análise de ruído industrial de máquinas, avaliações de higiene industrial, etc. Também dispõe de prestações avançadas como: gravação de áudio para reconhecimento e reanálise, automatismos de início e paragem da medição e de gravação de áudio pelo tempo e nível, memória ampliável com cartões, apagar para trás (backerase), conectividade USB, comunicação sem fios Bluetooth® e possibilidade de comunicação 3G, ADSL, Wi-Fi, etc.

Também mede percentis (LN) tanto globais como espectrais. O SC420 dispõe de um ecrã de avaliação do ruído de fundo de salas: curvas NC (Noise Criterion) e NR (Noise Reduction). Atendendo adequadamente a NBR 10151:2019 e NBR 10152:2017, considerado o único medidor de nível de pressão sonora do mercado que mede de forma simultânea e fácil essas funções acústicas de grande utilidade e regulamentada nas normas ocupacionais (NR-17) e ambientais no Brasil (NBR 10151 e NBR 10152).


PRATICIDADE NAS MEDIÇÕES DE CAMPO:

Função BACKERASE:
Com a opção apagar para trás (Backerase), o SC420 pode eliminar os últimos 10 segundos da medição em curso. Esta opção é ideal quando aparecem acontecimentos sonoros não desejados durante a medição.

Função MARCAS:
Esta opção permite ao utilizador identificar diferentes intervalos durante a medição; isto é de grande ajuda no seu pós-processamento já que permite dirigir-se diretamente aos intervalos marcados durante a medição.


FUNÇÃO GRAVAÇÃO DE ÁUDIO, TEMPORIZADORES E DISPARADORES:


  • O SC420 pode gravar ficheiros/diretórios de áudio, simultaneamente às medições para reconhecimento de fontes sonoras (para ouvir com qualidade) e ficheiros de áudio para realizar comentários de voz assim como ficheiros de áudio para pós-processamento (análise da qualidade).
  • Conta com um completo sistema de automatismos para o início e paragem da medição e da gravação de áudio, baseado em temporizadores e disparadores automáticos por superação de limiar por períodos e horários definidos. Isto amplia ainda mais as possibilidades do SC420 como uma unidade autônoma e remota para monitorização contínua de ruído.
  • Dispõe da opção de alimentação para monitorização ambiental, que permite ao SC420 retomar uma gravação depois da recuperação de um corte de alimentação.


Permite disparar a gravação quando um evento ocorre ou ao operador gravar diretamente o evento ou a sua voz demarcando os intervalos de medição. A voz do operador pode ser posteriormente retirada da medição de forma simples com o software que acompanha o SC 420.

A passagem de dados no Memory Download pode-se realizar simultaneamente com os processos de medição ou gravação. Esta característica em conjunto com a possibilidade de ir apagando as memórias de medição descarregadas, converte o SC420 na perfeita plataforma para a
monitorização acústica permanente.

Suporta tanto microfones prepolarizados como microfones polarizados a 200 V. Cada tipo do microfone necessita do seu correspondente preamplificador. Estes são extraíveis para poder utilizar um cabo de extensão CN003, CN010 ou CN030 ou acoplar o kit de intempérie TK200 para medições de exterior.


MODO OCUPACIONAL:

O modo PRL do SC420 está desenhado para aplicação da norma ISO 9612:2009 sobre a determinação da exposição ao ruído no trabalho. O modo PRL mede simultaneamente todos os parâmetros necessários para avaliar a exposição ao ruído dos trabalhadores sem e com protetores auditivos (SNR, HML e Oitavas). Para isso, além de medir o nível equivalente com ponderação A e C (método SNR e HML), simultaneamente o SC420 realiza uma análise de frequências em tempo real por bandas de oitava de 63 Hz a 8 kHz (método das oitavas).

Neste contexto, foi desenvolvido no Brasil pela 3R Brasil Tecnologia Ambiental, idealizado pelo pesquisador e engenheiro Rogério Dias Regazzi o app NoiseAdVisor EPI (PPD / PPE) para os cálculos normalizados de eficiência de EPI atendendo tanto o modo PRL, quando a NIOSH e a NBR 16076 e NBR 16077. 


Especificação técnica completa CESVA SC 420:

Sonômetro integrador de nível sonoro tipo 1, homologado pela IEC 61672 tipo 1 (COM MÓDULOS DE EXTENSÃO TF420:

  • Módulo analisador de espectro TF420 em bandas de 1/3 de oitava de 10 Hz a 20 kHz e funções gerais), faixa digital de 23 a 140 dB com cartão de memória micro SD externo e pré-amplificador removível.
  • Modulo adicional FF420 para análise em bandas mais finas com a função FFT de 10.000 linhas compreendendo a faixa de 0 to 20kHz (2Hz/line).

Atendendo por completo a NBR 10151.TA 120: Sensor de monitoramento sonoro tipo 1 com plataforma Noiseplatform, composto Rede de vigilância Tipo 1. Para a instalação nas unidades e medição de descritores de longa duração. Atende em parte a NBR 10151:2019, pois é aplicado como rede de vigilância de baixo custo.


QUESTÕES DE HOMOLOGAÇÃO E RECONHECIMENTO MÚTUO

A homologação no IPQ em Portugal (INMETRO daquele país) é aceita no Brasil que faz parte do BIPM, assim como as calibrações nas redes de laboratórios acreditados nos países signatários ao BIPM. O não aceite entre país signatários é ilegal e pode gerar um problema de comércio internacional por barreira não tarifária unilateral e reserva de mercado. Portanto, os responsáveis técnicos da área podem responder por abuso de autoridade e ações civis por negativa as homologações ou certificados emitidos por órgãos signatários ao BIPM, especialmente quando de medidores de nível de pressão sonora ou similares que foram homologados pela IEC 61672 e IEC 61260.

Os técnicos de órgão governamentais conhecem as normas e diretrizes que devem ser seguidas, não havendo questionamentos quando relacionado a equipamentos de medição, cujos certificados de calibração são emitidos por laboratório acreditado e de homologação pelo órgão competente do pais signatário.

A rede brasileira de laboratórios de calibração (RBC) está ligada a DIMCI - Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do INMETRO assim como as questões de homologação são em parte de responsabilidade da DIMEL - Diretoria de Metrologia Legal do INMETRO e a rede brasileira de laboratórios de ensaios (RBLE).


Homologação Cesva SC 420 conforme IEC 61672:

Aprovação de modelo e homologação na Espanha (CEM)clique aqui. Homologação em Portugal (IPQ)clique aqui.


Nota Importante: devido questões setoriais ou regionais de reserva de mercado dentre outras questões de barreira não tarifárias, alguns fornecedores de medidores de nível de pressão sonora confundem a população misturando no Brasil questões de metrologia científica e industrial com metrologia legal. Os sonômetros assim como outros equipamentos de medição da área de segurança do trabalho e meio ambiente são de responsabilidade da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do INMETRO, salvo quando resolução ou portaria estabelece normas internas do INMETRO relacionadas a aprovação de modelos de equipamentos com características específicas diferentes das aplicadas Internacionalmente. Caso contrário o INMETRO como signatários do BIPM tem a obrigação de reconhecer as homologações ou certificados internacionais emitido pelos órgãos ou institutos afins de cada pais membro / signatário do BIPM e assim como os certificado de calibração de laboratórios acreditados a estes órgãos ou institutos metrológicos.

Confira mais sobre o artigo acima

3R Brasil Tecnologia Ambiental
Engenharia 360 Graus e Metaverso: Tecnologias em SSTMA com a 3R Brasil e o BlueAeroVision.

Soluções acústicas híbridas com gestão do agente ruído a partir de: mapeamentos, modelagens, simulações de exposição a agentes de risco e estudos de eficiência de EPI, exposição de fones de ouvido nas atividades de teleatendimento, vibração ocupacional e ambiental, dentre outros serviços especiais.

Esta apresentação em anexo possui duas partes: ocupacional e ambiental com destaque as modelagens acústicas industriais e ambientais, ruído aeronáutico, turbinas eólicas e qualidade de ar interno.

“Diferencial na execução com processos automatizados, metaverso, bigdata e inteligência artificial”.

GRO/PGR Digital

Usamos de métricas avançadas e IA implementadas e facilmente visualizáveis no Power BI e SharePoint.  Podem conferir um dos exemplos do GRO/PGR  com uso do Power BI e IA na imagem acima.

Gestão da Qualidade do Ar com uso do Power BI e IA

Realizamos a  conexão Real-Time com os dados gerados e exportados para o Power BI, e uso de IA gerados a partir do trabalho de Monitoramento Contínuo da Qualidade do Ar, realizando ajustes necessários automaticamente, e podendo ser feito uma análise a partir da Linha Temporal, conforme toda necessidade de análise e gestão.

Confira mais sobre o Monitoramento Continuo da Qualidade do Ar

Estado da Técnica com iNOISE e PREDICTOR_LIMA usando ferramentas GIS.

Essa e a integração da simulação acústica com Predictor ou iNOISE com auxílio do QGIS e Blender que desenvolvemos e estamos agora divulgando aqui pela 3R Brasil Tecnologia Ambiental e Aeroespacial.

São tecnologias aeroespaciais georreferenciadas com Drone e Lidar.

Contemplam as técnicas de preparação de arquivos SHP georreferenciados com dimensões e elevações do terreno e da superficie com auxílio do GEE (Google Earth Engine) com a linguagem Python. O que mostra para vocês as diversas possibilidades do georreferenciamento com a simulação acústica com destaque as aplicações mais avançadas com o Predictor_LimA 7810-G.

Esse esse exemplo é a modelagem acústica realizada por nós de uma mineradora, contemplando o pior caso para o impacto sonoro no entorno nas áreas com vizinhanças habitadas ou atividades da fauna.

O que deveria ser uma exigência ambiental inquestionável para esses empreendimentos, assim como os de turbinas eólicas. Evitando problemas e impasses futuros que poderiam ser facilmente previstos e solucionados.

Veja também no nosso site metacustica.com

Somos representantes dessas ferramentas e também desenvolvedores de soluções.

Confira a matéria completa

Equipamentos para medição de agentes de Risco e Conforto:

Destacamos a seguir os melhores equipamentos / medidores com o custo benefício do mercado. Apresentamos os equipamentos da CESVA e da MMF: Dosímetros especiais SC D112a, Medidor de Nivel de Pressão Sonora SC 260, Medidor de Vibração e calibradores da MMF VM31, além dos incríveis medidores/registradores/controladores acústico de poluição sonora e ruído ocupacional (LRF-05). Integração com o NoiseAtWorke o MapAtWork que são as novas tendências para as questões dos demonstrativos ambientais. Fique UP To Date!!!

You can edit text on your website by double clicking on a text box on your website. Alternatively, when you select a text box a settings menu will appear. your website by double clicking on a text box on your website. Alternatively, when you select a text box

Solução completa de acústica 3R & Ambergo

Para ver e adquirir os equipamentos da CESVA vá ao site da Ambergo (Portal do Equipamentos).


A aquisição pode ser realizada direto em Portugal, com todos os manuais em português e suporte direto com o fornecedor internacional, um grande diferencial para suporte e troca de partes integrantes. Os valores são os mesmos aplicados na Europa, com 23% de desconto devido a não incidência do IVA (imposto da Comunidade Europeia). Todos são de fabricação europeia com alta qualidade e confiabilidade.


Somos os responsáveis pela divulgação, treinamentos, escolha do equipamento que melhor atende as expectativas e fechamento da proposta junto a Ambergo. Uma tendência mundial de relação cliente final com o fornecedor; customizando os processos.

Medidor Ocupacional e Ambiental Cesva SC - 260
Medidor audo-dosimetro Cesva DC112a. Inclui ISO 9612: 2009: Determinação da exposição ao ruído no trabalho (método de engenharia) e ISO 4869-2: 1994: Protetores auditivos adequados.
Vibração Ocupacional e Ambiental VM31 da MMF

Soluções de estações de monitoramento contínua e remota integradas 3R dBAir TopAlert (clique aqui)

Medidor Audio-Dosímetro SV 104
Vibração Mãos e Braços Svantek SV 103
Gilair Plus - Sensidiny
Medidor Corpo Inteiro SV 100A

DESTAQUE PARA VISTORIA VEICULAR E FISCALIZAÇÃO: O SC 101 Classe 1 e o SC 102 Classe 2, são equipamentos com melhor custo benefício para fiscalização e vistoria veicular com todos os cálculos automáticos no visor. O SC classe 2, possui microfone destacável e pode ser calibrado como classe 1, com esta exatidão utilizado como parte integrante de sistemas ou bancadas de medição veicular.


Por que são os melhores para medição de nível de pressão sonora nas vistorias?

Porque são fornecidos protocolos para comunicação com as bancadas, para que seja tudo feito de forma automatizada com o operador seguindo das sequencias definidas pelo equipamento no visor e na tela da central/bancada.


A aplicação veículos segue, passo a passo, o procedimento de medição do ruído produzido pelos veículos a motor, segundo as diretivas 70/157/CEE, 78/1015/CEE e 97/24/CE (automóveis, veículos de transporte público, veículos de transporte de mercadorias, motocicletas, ciclomotores, veículos de três rodas, quadriciclos), também adaptado para o Brasil.

Segue certificado com reconhecimento internacional de audiodosímetro emitido por laboratório acreditado. Vejam nossos cursos técnicos especiais com o uso dos equipamentos de medição: Cursos Especiais.

Para ver e adquirir os equipamentos da CESVA vá ao site da Ambergo (Portal do Equipamentos).

Medidor de Vibração Ocupacional VM31 e Calibrador de Vibração VC21:

Destaque ao equipamento de medição de vibração ocupacional e ambiental VM31 da MMF, um equipamento Alemão que mede em 1/3 de oitavas nos três eixos e permite a integração dos sinais para medições em unidade de aceleração, velocidade e deslocamento, atendendo todas as normas de vibração. Além disso, posteriormente com a aquisição de outros acelerômetros é possível a medição de vibração ambiental e de máquinas/equipamentos.

O VM31 atende a • ISO 2631 • ISO 5349 • ISO 6954 • ISO 8041 • ISO 10056 • ISO 10326 • ISO 10816 • ISO 28927 • 2002/44/EC. Este equipamento é comercializado pela empresa Ambergo de Portugal que também comercializa os modernos calibradores de vibração VC21 da MMF:

> Gama de Frequências: 15,92 Hz, 40 Hz, 80 Hz, 159,2 Hz, 320 Hz, 640 Hz, 1280 Hz;
> Gama de aceleração: 1 m/s2; 2 m/s2; 5 m/s2; 10 m/s2; 20 m/s2;
> Peso máximo dos acelerómetros: 500 gr de 1…10 m/s2; 200 gr a 20 m/s2;
> Erro máximo de amplitude: 3% (10…40oC);
> Erro máximo de frequências: +0,05%;
> Distorção harmónica: 15,92 Hz = <5%; 40 a 1280 Hz = <1%;
> Cabeça: rosca de 5mm com profundidade de 7 mm;
> Temperatura de operação: -10 a 55oC;
> Tempo de carga das baterias: 4 horas;
> Peso: 2,2 Kg.

O VC21 é um Shaker portátil para calibração de acelerômetros, tanto para sistemas de mão-braço como de corpo inteiro, cumprindo a ISO 8041 e a DIN 4150-3 para vibração de edifícios.

Solução completa para avaliações de estudo de impacto ambiental e de desempenho acústico:

Solução GIP Measuring insulation solution comprising: SC420 Sound level meter, TF420 module, RT420 module, FP122 sound source, TR014 tripod, CIS software, CMA software, BT002 bluetooth, MI006 tapping machine e CB006 calibrator. Em detalhes cada elemento abaixo que se comunicam por bluetooth e fazem parte desta solução integrada para atender todas as demandas acústicas da Norma 15575 dentre normas internacionais. O GIP cobre todo o processo: TRANSPORTE + MONTAGEM + CALIBRAÇÃO + MEDIÇÃO + CÁLCULOS + RELATÓRIO, dispensando uma série de profissionais e tempo gastos nas avaliações de desempenho acústico:


SC 420 - Sonômetro tipo 1 mais completo do mercado, conta com um completo sistema de automação configuráveis, para o início e paragem da medição e gravação de áudio, baseado em temporizadores e disparadores automáticos por superação do limiar por zonas horárias. Veja mais sobre o sonômetro SC 420 que atende por completo a nova NBR 10151:2019 e a NBR 10152. Considerado o medidor mais adequado e de melhor custo benefício para quem atua na área (clique aqui).

TF420: Módulo Spectrum Analyser in 1/3 octave bands from 10 Hz para 20 kHz e overall functions, para atender as bandas de oitavas normalizadas que em conjunto com o RT420 atende a medição normalizada do tempo de reverberação, índices de qualidade e parâmetros acústicos C, & e BT.


TR014: Tripé para possibilitar a medição na Fachada, nas distâncias recomendas pelas normas de desempenho.

FP122:  fonte Omni-directional de nível de pressão Sonora BP012 com amplificador AP602 que permite chegar a mais de 123 dB na emissão (maior do mercado), com equalização para início das medições de forma automático, com comunicação bluetooth com os outros equipamentos desta solução.


MI006: Máquina de impacto padronizada com Bluetooth, é uma máquina de martelos padronizada com Bluetooth especialmente desenhada para atender às especificações da ISO 10140-3 e ISO 140-7.


CMA - Assistente de Medição: Software que prepara um projeto de medição automático com o layout e o número de medições adequadas atendendo as normas técnicas para o ambiente escolhido, tudo de forma automática. E, o CIS - Isulation Studio: importa os dados do CMA permitindo escolher a norma mais adequada para atender as necessidades com a geração automática do laudo de desempenho acústico.


Condições e Conforto Térmico:

O estudo das condições ambientais tais como velocidade, temperatura e umidade relativa do ar, fluxo, vazão volumétrica, temperatura de bulbo úmido e temperatura do ponto de orvalho devem atender as ISO 7730, ISO 7726, ASHRAE55 e NR-17, com a apresentação dos dados de forma adequada em planta baixa, veja no link (clique).

No detalhe da imagem acima, por exemplo, são apresentados alguns dos equipamentos mais adequados utilizados na avaliação dos ambientes de teleatendimento e salas onde destacamos a rastreabilidade das medição com as três equipamentos medindo no mesmo ambiente (clique na foto). O primeiro equipamento da Delta Ohm, comercializado pela Ambergo, mede remotamente temperatura do ar (veja o valor de 27,5 oC), umidade (67%), dióxido de carbono: CO2 (692 ppm) e monóxido de carbono CO (0 ppm) aplicada para o monitoramento contínuo da qualidade do ar em ambientes internos e externos. Essa unidade da Delta Ohm comunica-se com a internet e pode ser configurada remotamente, possibilitando acessar e baixar os dados para o computador.

Na sequência temos a árvore de termômetro com os três termômetros onde o Bulbo Seco em 27,3 oC e as outros, bulbo úmido e globo com valores semelhantes. Quando tiramos o globo e não colocamos água no cordão de umidade (um método de verificação do equipamento) os valores dos três termômetros devem ser próximos.

                                                                                                                                                                                                                                               

Também trabalhamos com estação de ambiente térmico para avaliações de conforto térmico (cálculo dos índices PMV e PPD de acordo com a ISO 7730) e stress térmico (cálculo do índice WBGT indoor e outdoor de acordo com a ISO 7243).


Por último a destacamos a ponteira da TSI de alta exatidão (3% em velocidade) com temperatura (27,7 oC), Umidade (69%) e Velocidade do Ar (0,11 m/s), com características de exatidão necessária e regulamentada para atender a NR-17. O valor legalmente utilizado para a comparação com os limites normativos de temperatura, por exemplo: conforme NR-17 e ASHRAE 55, é da Temperatura Efetiva que deve ser obtida a partir dos dados da temperatura, umidade e velocidade do ar com exatidão exigidas por normas nas medições; ref. ANSI/ASHRAE: Resultado TE = 25,8 oC; com as cartas psicométricas: veja o ábaco.


Pode-se ter uma ideia dos equívocos na área de medição de temperatura, seja quando fornecida a temperatura do ar, como se fosse a temperatura efetiva (um erro grave), ou, quando usados equipamentos que não tenham a exatidão compatível. Por exemplo, deve-se medir velocidade do ar com no máximo 3% de erro (só conseguida com anemômetros especiais de fio quente) trabalhando na segunda casa decimal, isto é, 0,01 m/s. Não deve-se aplicar nas avaliações quantitativas os anemômetros do tipo hélice ou aqueles equipamentos 3 em 1, que somente podem ser utilizados para reconhecimento e nunca em quantificação de agentes de risco ou conforto. Veja no link as exatidão demandadas para as avaliações térmicas: Exatidão dos Equipamentos.


Destacamos a seguir equipamentos especiais de alta exatidão e melhor custo benéfico do mercado:

Ponteiras Especiais TSI

Únicos equipamentos homologados de alta exatidão que medem diretamente o NC em atendimento a NBR 10152, a potência sonora, as emissões veiculares e as avaliações ambientais seguindo uma sequência normativa pré-definida, sem erros. Atende diversas funções normalizadas na área ambiental, ocupacional e de desempenho acústico. Pragmáticos!

NORMA DE ACÚSTICA ISO 8297: 1994 - Determinação de níveis de potência sonora de plantas industriais com diversas fontes para avaliação de níveis de pressão sonora no meio ambiente - Método de engenharia.

Esta norma especifica um método de engenharia para determinar os níveis de potência sonora de grandes plantas industriais, isto é,  múltiplas fontes relevantes para a avaliação dos níveis de pressão sonora no ambiente. O método é limitado a grandes instalações industriais com múltiplas fontes de ruído com suas dimensões principais no plano horizontal e que irradiam uniformemente em todas as direções horizontais. Os níveis de pressão sonora não ponderado (dBlin) são medidos em bandas de oitava. Os resultados são expressos em banda de oitava e, se necessário, nos níveis de potência sonora ponderada em A.


3RBrasil Tecnologia Ambiental; Contato aquisição: 021 3549-4862, 021 99999-6852, pmorais@ambergo.pt e isegbusiness@gmail.com.